Leitura no Ônibus


O Leitura no Ônibus é um projeto que visa o incentivo à leitura e à produção literária em Três Corações e região. Trechos de obras de autores consagrados e outros desconhecidos do grande público são impressos e disponibilizados nos bancos dos coletivos da cidade. Inspirado no projeto Leitura para Todos, da Faculdade de Letras da UFMG, o Leitura no Ônibus começou em 2009 a partir do trabalho do poeta tricordiano Paulo de Barros.

A partir da seleção de textos, são impressas lâminas plastificadas. Voluntários da Viraminas fazem a instalação nas linhas de ônibus. Até o fim de 2010, toda a frota de coletivos de Três Corações será beneficiada pelo projeto. Os coletivos que fazem as linhas de São Bento Abade, São Thomé das Letras, Ingaí e Luminárias também serão incluídos no projeto.

Como participar
Qualquer pessoa pode colaborar com textos, sejam em verso ou prosa, para o Leitura no Ônibus. Não há pré-requisito. Os trabalhos devem ser enviados ao e-mail leituranoonibus@viraminas.org.br digitados em formato ODT ou DOC, com máximo de 30 linhas. O projeto se reserva ao direito de não publicar os textos na íntegra, para melhor adequação ao espaço das lâminas. Os textos enviados serão avaliados pela coordenação do projeto e selecionados conforme adequação ao público e qualidade literária. A participação no projeto é voluntária e não haverá pagamento de direitos autorais.

Os textos podem ser acompanhados de ilustrações em preto e branco, desde que originais. Não serão aceitas imagens copiadas da internet ou de autoria desconhecida. Elas devem ser enviadas em formato JPG, com resolução superior a 150 DPI, e acompanhadas do nome do autor. Todo o material enviado poderá ser reproduzido na internet sob licença Creative Commons (copyleft), no blog da Viraminas. 


Créditos
Patrocínio Exclusivo
Trectur

Coordenação e edição de textos
Paulo de Barros

Arte-final e mídia
Paulo Morais

Produção Executiva
Andressa Gonçalves

Parceiros OPA! - Oficina de Produção Artística, FALE/UFMG e E.M. Maria José Coelho Neto

Apoio Foto Gibene, Maria Rita Arte Floral e Link10 Internet

0 comentários: