Quem somos

A Viraminas surgiu em 2007, a partir do encontro de um grupo de profissionais das áreas de turismo, comunicação e arquitetura. O primeiro projeto estruturado aconteceu na cidade de Luminárias, no Sul de Minas Gerais. Em parceria com a prefeitura da cidade, dois pesquisadores registraram em áudio a memória oral dos idosos da comunidade. Foi editado um livro, impresso com recursos do Governo de Minas. O projeto despertou para a necessidade urgente de projetos desta natureza, visto que uma série de saberes e fazeres do patrimônio cultural mineiro estavam se perdendo com o avanço da modernidade, causando baixa na auto-estima de pessoas e grupos ligados às tradições.

Sensibilizados pela causa da Cultura, o grupo formalizou a criação da entidade em novembro daquele ano e começou a propor iniciativas para valorizar e difundir a identidade cultural das comunidades em que estavam envolvidos. Em Três Corações, iniciou 2008 com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Seduc), por meio do qual desenvolveu os projetos Rota dos Patrimônios, que levou estudantes de escolas públicas para visitas guiadas aos patrimônios históricos da cidade, e Memória da Educação Tricordiana, que registrou a memória de 11 ex-professores da rede pública de ensino.

Ainda em 2008, a entidade passou a agregar novos associados. Artistas das mais diversas áreas e profissionais ligados à cultura e ao meio ambiente ingressaram na entidade. A Viraminas ampliou seu leque de atividades. O grupo começou a se reunir periodicamente, discutindo rumos não só da Associação, mas da cidade de Três Corações como um todo. Atuando em rede, com o apoio de órgãos públicos e empresas, aos poucos o movimento foi crescendo e ganhando credibilidade. Realizou ainda o projeto Expedição do Patrimônio Vivo, que percorreu 11 cidades do Sul de Minas para um diagnóstico sobre o patrimônio imaterial.

No período eleitoral de 2008, a Viraminas convocou diversos setores culturais e ambientais para um movimento de pressão política para a causa da cultura e do meio ambiente. Diversos agentes se reuniram e elaboraram um documento com uma série de propostas para encaminhar aos candidatos a prefeito de Três Corações. Eram 10 postulantes ao cargo, que assinaram carta comprometendo-se a discutir e aplicar as propostas no mandato que viria se iniciar no ano seguinte.

Em 2009, a Viraminas passou a atuar mais diretamente na área ambiental. Iniciou o projeto Comunidade Amiga da Água, que envolve  escolas municipais rurais e urbanas de Três Corações visando a racionalização do uso dos recursos hídricos. Ainda no início do ano, as iniciativas de memória oral resultaram na aprovação do projeto Museu da Oralidade, selecionado pelo edital Pontos de Cultura do Ministério da Cultura. Outro projeto que teve muita repercussão foi o Leitura no Ônibus, que levou poesias e contos de diversos autores, desconhecidos e consagrados, aos coletivos de Três Corações.

Internamente, os associados se dedicaram à implantação do planejamento estratégico da Associação. Assim, a entidade definiu melhor os rumos de atuação e os conceitos que regem os projetos.

Assim, ficou definido, por exemplo, que Cultura, para a Viraminas

é a interação do homem com o meio ambiente que provoca transformações e se manifesta por meio de suas expressões, de seu modo de saber e de fazer, de sua criatividade e da transmissão de conhecimentos cultivados através dos tempos.

A Viraminas tem como Missão...

provocar a tomada de consciência para a melhoria da qualidade de vida, por meio de ações continuadas, projetos estruturados e parcerias significativas, valendo-se da cultura como o pilar de desenvolvimento sócio-econômico e natural justo e equilibrado.


A Viraminas possui a Visão de...

tornar-se ponte entre a comunidade local e suas necessidades e anseios firmando-se como referência para a descoberta, a valorização e a difusão da identidade cultural.