sábado, 28 de junho de 2008

Educadores contam a história da Educação

Foi dada a largada no projeto Memória da Educação Tricordiana, que pretende resgatar histórias de professores que dedicaram suas vidas à educação em Três Corações. O trabalho, antigo sonho da Secretaria de Educação e Cultura (Seduc), está sendo viabilizado por uma parceria entre a instituição e a Viraminas Associação Cultural, com patrocínio exclusivo da Trectur.

Personalidades como as irmãs Clotilde e Haydée Iemini (foto acima), Lídia Junqueira, Elza Nadur, Edith Pereira, Julia Becarez, Maurílio Marques (abaixo), Teresinho Rito, Terezinha Fonseca, Regina Souza e Maria Augusta Abrão foram visitados pelos pesquisadores da Viraminas e tiveram relatos de vida gravados em áudio.

O projeto prevê a edição de um livro e de um CD-ROM que trará para a comunidade narrativas que começam na infância do entrevistado e vão até a aposentadoria. Desafios, vitórias, conquistas, frustrações e sonhos dos professores serão registrados, bem como reflexões acerca do mundo da educação. O público poderá viajar por momentos da história em que professores primários davam aula para quatro turmas juntas em escolas rurais, onde muitas vezes a criatividade e o empenho dos educadores superavam a falta de estrutura.

As memórias também levarão o público a conhecer detalhes do cotidiano de outros tempos, como relatou Clotilde Iemini (acima) ao lembrar dos tempos em que a colônia de italianos em Varginha, da qual o pai dela fazia parte, sofria preconceito da comunidade. “Meu pai era confeiteiro, com o que ele pode ganhar na confeitaria ele criou dez filhos. Mas a elite de Varginha nunca entrou na nossa confeitaria. Eles não sabiam que tipo de confeitaria era a do papai, porque se soubesse, gostava”, contou a professora, uma das mais respeitadas na região.

A trajetória do projeto será acompanhada por esta série de reportagens, que até o mês de outubro, data de lançamento oficial dos resultados, irá compartilhar com a comunidade as histórias relatadas.

0 comentários: