sábado, 31 de janeiro de 2009

Memória Oral no FSM 2009


No segundo dia de atividades auto-gestionadas do Fórum Social Mundial da Amazônia, a Viraminas promoveu o debate Memória Oral, a democratização da história, em que relatou a experiência dos projetos de registro da tradição oral nos munípios do Sul de Minas Gerais e discutiu formas de atuação com os participantes. Cerca de 80 pessoas - algumas sentadas no chão - tomaram a sala do Pavilhão Q da UFPA, onde aconteceu o seminário. Estavam presentes estudantes de história, ciências sociais e filosofia, além de mestrandos, mestres e doutorandos em antropologia e ciências afins.

A palestra teve três horas de duração. No início, os participantes se apresentaram e narraram algumas de suas lembranças de infância. A divertida estratégia, que arrancou risadas do público em alguns depoimentos, serviu para mostrar a facilidade que existe para se iniciar um projeto de memória oral.

Em seguida, relatamos a experiência do projeto Memórias Iluminadas, na cidade de Luminárias. Os participantes ouviram atentos à explicação e fizeram diversas perguntas. Os critérios de edição para transformar os depoimentos no texto do livro foi um dos questionamentos mais comum. O projeto Mutirão de Histórias de Vida, realizado na ex-Colônia Santa, foi apresentado em seguida e, logo após, foi a vez da Expedição do Patrimônio Vivo.

Já no fim, houve uma pergunta sobre o nome Viraminas e se estávamos dispostos a montar projetos em outros estados. Explicamos que o objetivo atual da Associação é formar agentes de memória em diversos cantos do País, para que as próprias comunidades possam registrar a história oral. Ao final, ficamos conhecendo a iniciativa do grupo italiano Histórias de um Mundo Possível, que trabalha com autobiografias e tem diversos parceiros espalhados pelo mundo.

4 comentários:

Unknown disse...

Paulo e Andressa,
Parabéns pela iniciativa e coragem de viajar tantos quilômetros para levar ate Belém o trabalho de vocês e principalmente o nome da Viraminas. Estou orgulhosa de vocês.
Beijos,
Hélia.

Anônimo disse...

Parabéns pela participação no FSM 2009. Que ela gere muitos frutos bons daqui pra frente

Rodrigo Grilo disse...

Olá Paulo e Andressa, sou de Belém e pude conhecer o trabalho de vocês no fórum no debate do soyloco e do realizado por vocês. Achei o trabalho de vocês muito interessante, a questão da memória é algo que está bastante relacionado ao meu estudo e nas atividades que realizo. Sou aluno de história e particpo de um grupo de contação de histórias, e o mais legal, não só pra mim, mas para colegas de curso que assistiram a palestra foi o de se deparar com um trabalho de históia oral totalmente diferenciado daquele aprendido e vivenciado no meio acadêmico, claro, os objetivos são diferentes, mas, aí é que está o legal, vocês mostraram que é possível de se fazer. A aitividade de vocês só serviu de estímulo para um trabalho de história oral que pretendo começar esse ano com as ilhas vizinhas a Belém, principalmente com as ilhas de frente a UFPa, não sei se tiveram oportunidade de conhecer...Espero manter contato, vou sempre passar por aqui para acompanhar a jornada de vocês!!

Sucesso, abraço,

Rodrigo - Belém do Pará

Paulo Morais disse...

Olá Rodrigo,

Ficamos felizes que nossa palestra tenho servido para motivá-lo. Espero que seus projetos dêem certo e pode sempre contar conosco.

Aquele abraço,
Paulo