sexta-feira, 12 de março de 2010

Folha do Sul: Memórias Arquitetônicas de Três Corações

Reportagem do Jornal Folha do Sul, de Três Corações, sobre o novo projeto da Viraminas. Quem assina é a repórter Danielle Terra, que também redige o blog Soletração da Terra.


Álvaro Jatobá e Mônica Furtado (foto), coordenadores do Projeto Memórias Arquitetônicas de Três Corações, mostram a importância de empresas locais patrocinarem projetos culturais aprovados pela Lei Estadual de Incentivo a Cultura e contam do que se trata esse trabalho.

Memórias Arquitetônicas é o mais recente projeto da Viraminas Associação Cultural aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Desde 2007, a Viraminas vem mostrando a cara em várias cidades mineira,s provando que é possível levar às comunidades o resgate da identidade cultural e ambiental. O projeto pretende valorizar a identidade arquitetônica de Três Corações através de um livro ilustrado, retratando a arquitetura histórica da cidade. Álvaro Jatobá, arquiteto e coordenador do projeto, entende que Três Corações possui uma bela arquitetura de importante valor histórico e turístico e ressalta: “A arquitetura de Três Corações vem sofrendo constantes perdas. São vários os casarios sendo derrubados para dar lugar a prédios sem características locais.”

Mônica Furtado, também arquiteta e pesquisadora do projeto, explica: “Em se tratando de arquitetura, é necessário um duplo olhar. De um lado, a busca do desenvolvimento através de novas tecnologias e materiais empregados nas construções, buscando novos conceitos e acompanhando o processo evolutivo da construção civil. De outro lado, a conscientização para se preservar os patrimônios arquitetônicos históricos, pois eles guardam a memória, não de um indivíduo apenas, mas de todo um grupo, uma sociedade que surgiu e cresceu ali. É possível entrar em consenso entre o passado, presente e futuro.”

O Projeto Memórias Arquitetônicas de Três Corações, já deu um grande passo para sua concretização que é a aprovação da Lei Estadual de Incentivo a Cultura. O próximo passo é conseguir das empresas locais o apoio em patrocínios. Empresas que patrocinam projetos apoiados pela Lei de Incentivo agregam mais valores em seu histórico e uma relação mais próxima com a comunidade. Podem aplicar seu ICMS em projetos na própria comunidade, vendo de perto para onde seus impostos estão indo. Ainda adquirem maior visibilidade social, já que projetos assim têm um contato direto com a comunidade, proporcionando intensa divulgação do nome da empresa.

O projeto terá como material de divulgação inicial um site que será mantido com informações sobre o desenrolar das atividades, além de ser um veiculo de divulgação para as empresas patrocinadoras. A equipe espera dar continuidade ao trabalho no decorrer de 2010 e já estão buscando patrocínio junto às empresas locais.

Também fazem parte da equipe, o jornalista Paulo Morais, o historiador Caynã Prado Viana e o projetista Prhito Kariah. Recebe ainda o apoio de expoentes da cultura tricordiana como o músico e historiador Vitor Cunha, o Secretário de Cultura Valério Néder, o fotógrafo Sansão Bogarim e o projetista Mauricio Couto, este ultimo autor de várias construções históricas de Três Corações.

Para finalizar, Álvaro Jatobá lembra que: “Um povo sem memória, sem história é um povo sem raiz, sem base sólida, por tanto é facilmente manipulado.”

0 comentários: