sexta-feira, 26 de março de 2010

Orquestra, Maracatu e Fagner dão a largada para a Teia 2010


A abertura oficial do Encontro Nacional dos Pontos de Cultura (Teia 2010) só acontece nesta sexta, mas, na noite de ontem, a agitação contagiou o Centro Cultural Dragão do Mar, numa animada recepção para os delegados de todo o Brasil. O dia foi muito cansativo por conta da viagem. A delegação mineira chegou ao aeroporto de Confins às 10h e desembarcou na capital cearense depois das 16h.



Assim que chegamos, demos entrada no hotel e depois seguimos para o local do evento. De cara, chama à atenção a beleza do centro cultural, que em 2010 comemora dez anos de inauguração. Localizado no centro histórico da cidade, o Dragão do Mar mistura fachadas restauradas de casarões históricos (foto acima), onde funcionam restaurantes, ateliês de arte e alguns serviços, com construções modernas, que abrigam um planetário, auditórios, cinemas, exposições, livrarias e uma passarela que atravessa a avenida e dá num teatro de arena bem amplo.

Ainda durante o dia ficamos conhecendo o pessoal do Ponto de Cultura Emcantar, de Uberlândia. A Ana Paula, que veio representando os uberlandenses, chegou a Fortaleza por conta própria. Ela trouxe um kit contendo CD e vídeo para comercializar no evento. O conteúdo são canções e brincadeiras populares infantis. Ela comentou que até gostaria de distribuir o material gratuitamente. Mas, como a associação também aguarda o fim da novela do conveniamento, a opção foi vender o material para arrecadar fundos.



Na praça do Centro Dragão do Mar, encontramos uma banca com exemplares de literatura de Cordel. A tradicional manifestação popular, que está em processo de registro como patrimônio imaterial brasileiro, podia ser levada para casa ao preço de dois reais o exemplar (ou três por cinco, opção que escolhemos). Levamos as divertidas histórias Seu Lunga - O Rei do Mau Humor, O Dia em que Lampião Chegou ao Inferno e Histórias de João Grilo, impressas pela Editora Tupynanquim.

Na noite de ontem, quem abriu a mostra artística foi a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, daqui do Ceará. Ao lado do grupo Irmãos Aniceto, que tocam música de raiz, o espetáculo tocou música popular com jeitão erudito e música erudita com jeitão popular, de um jeito que agradou a todo mundo. Os Irmãos Aniceto são uma simpatia, tocam pífanos (flautas rústicas de madeira) e caixas feitas de couro de boi. O evento era aberto e muita gente da cidade compareceu para acompanhar a festa da diversidade cultural.

A segunda apresentação foi de vários grupos de Maracatu, que celebraram a coroação de suas rainhas. O dia 25 de março é o dia do Maracatu. A apresentação marcou pelo ritmo animado dos tambores e chocalhos, mais agitados do que os que estamos acostumados em Minas, dos Reinados e folias de reis. O figurino também foi muito bem produzido.

Em seguida, agitou a plateia o cantor cearense Fagner, que ressaltou os trabalhos sociais que realiza por meio da fundação que leva seu nome. A Teia 2010 começa, então, nesta sexta, com seminários que debaterão o programa Cultura Viva, com debates e reflexões. O grande ponto de reflexão deve ser a continuidade do programa como política de Estado depois das eleições presidenciais de outubro. Acompanhem a cobertura por este blog.

5 comentários:

Lelo de Brito disse...

Oi Paulo,

Evento importante para o entretecimento da cultura nos rincões do Brasil!
Era Helena destecedendo para esperar e Ulisses em Ítaca, e a Viraminas em toda parte no tear da cultura brasileira!
Abraço,
Renato.

Paulo Morais disse...

É isso aí! Vocês não estão aqui presencialmente mas virtualmente por este nosso espaço! Continuaremos compartilhando o que rola no Ceará!

Grande abraço!

moniquinha disse...

Maravilhaaaa!!!! Vontade imensa de estar aí com vocês compartilhando dessa viagem mais-que-cultural... Representantes mais-que-perfeitos para representar a Viraminas no Ceará!!!

moniquinha disse...

Maravilhaaaa!!!! Vontade imensa de estar aí com vocês compartilhando dessa viagem mais-que-cultural... Representantes mais-que-perfeitos para representar a Viraminas no Ceará!!!

Danielle Terra, Gestora Ambiental e brincadora de escrever Palavras disse...

Dê e Paulo, parabéns!!! Vocês estão sempre nos dando surpresas incriveis pela determinação e força de vontade!! Abraço grande!!