terça-feira, 6 de abril de 2010

"Quem disse que água não tem sentimento?"



Mais uma vez a Viraminas Associação Cultural participa de palestras sobre sensibilização e conscientização ambiental na Escola Américo Dias Pereira (Estadual). Fomos convidados pela Secretaria de Meio Ambiente, que realizou vários eventos para comemorar a semana da água, como palestras e feiras ambientais.
A Viraminas foi representada pelo Arquiteto e Ambientalista Álvaro Jatobá, pela Yôga Bianca Bertamini e pela Gestora Ambiental Danielle Terra (que sou eu! Rrsr...) 
Buscamos a partir de um diálogo simples, sensibilizar os alunos perante nosso maior bem: “Água de beber”, assim nomeamos a conversação. Percebemos que o ponto que mais causou uma acanhada polêmica entre os alunos foi ao mostrarmos a alternativa do uso do banheiro seco como um ótimo meio para preservação da qualidade das águas. 
Sensibilizaram-se quando mostramos o slide “Quem disse que água não tem sentimento?” Ouvimos vários “hoooooo’s!!” ao apresentarmos a teoria baseada em Física Quântica que mostra como a estrutura molecular da água é influenciada por determinados, sons,   palavras, sentimentos, como ao som de um “muito obrigado” ou por um tom de xingamento ou alguma palavra negativa. Ficaram impressionados com as mudanças das moléculas em alternados momentos de exposição a vários tons de energia.
Além dos dois assuntos citados, também falamos da influência da água sobre a alimentação, de sua situação no mundo e no Brasil, de seu surgimento no planeta, de maneiras de reaproveitamento de água, entre vários outros.Em fim, saímos contentes com o interesse dos alunos, e com o carinho de todos da escola, principalmente com o aconchego da nossa querida e sempre bem-vinda professora Elisa Bueno. 
Aproveito para saudar a dedicação dos parceiros Álvaro e Bianca e pelo apoio de todos os Viramineiros, principalmente Júlio Matuck e Maria Tavares que também são fundamentais para o braço ambiental da Viraminas.
Água...Natural e boa, nossa maior força! 
Texto de Danielle Terra.

1 comentários:

Anônimo disse...

Arrasaram!!! Teve até banheiro seco na palestra? Chique no ''úrtimo''! Dá para imaginar as carinhas deles ouvindo tantas novidades.

Nem preciso dizer, né? Contem comigo sempre. Acredito muito na trabalho da Viraminas.

Abraços saudosos,

Maria