terça-feira, 10 de julho de 2007

O que é a Viraminas

A Associação Viraminas Cultural é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada no segundo semestre de 2007 por iniciativa de diversos profissionais da área de ciências humanas. O grupo de trabalho é formado por jovens entre 25 e 30 anos que vêem no patrimônio cultural, sobretudo em Minas Gerais, uma importante ferramenta de desenvolvimento para comunidades onde há carência por soluções e idéias que possam promover a sustentabilidade.


O primeiro trabalho realizado por parte dos fundadores da Viraminas aconteceu em Luminárias (MG), cidade de 5.600 habitantes, distante 280 quilômetros de Belo Horizonte, no sul do Estado. Foi realizada, entre fevereiro e maio deste ano, pesquisa de campo envolvendo os moradores mais antigos da cidade, para levantamento da memória oral do município. Deste projeto, cujo resultado será publicado em livro em breve, surgiram outros e outros e outros e outros projetos na mesma linha.


O que se observou foi que, pesquisando em campo a memória de pessoas que de alguma forma colaboraram para o desenvolvimento de comunidades culturalmente ricas (caso de Luminárias), é possível unir conhecimentos para desenvolver projetos de valorização cultural que irão contribuir, por um lado, para gerar renda aos moradores e, por outro, para fortalecer culturas que estão se perdendo. Disso surgiu a Viraminas, formada por uma equipe multidisciplinar, com profissionais das áreas de comunicação, turismo, geografia, arquitetura e educação, que têm como objetivo a proteção ao patrimônio cultural, sobretudo o imaterial.


Este blog é a primeira ferramenta de divulgação do trabalho da Viraminas e irá, além de apresentar as perspectivas e resultados conquistados pela associação, discutir os temas que fizeram surgir a entidade. Nas próximas postagens, saiba como a Viraminas vai se organizar para colocar em prática os projetos que estão no papel e entenda um pouco mais por que a identidade cultural deve ser preservada como meio de desenvolvimento de comunidades economicamente frágeis. Quer nos acompanhar nesta empreitada? Pois seja muito bem-vindo.

2 comentários:

graziipa disse...

Dá-lhe Viraminas. Já estamos ansiosos por novas postagens. Inclusive. Queremos fotos da empreitada, que ouvi falar que vcs coloteram bastante material visual aí.

Ana Maria Gonçalves disse...

Parabéns pela iniciativa e desejo todo sucesso do mundo, mais que merecido.
Beijos,
Ana