quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Começa segunda fase do projeto "Memórias Iluminadas"


Começa na próxima segunda-feira, 10 de dezembro, a segunda fase do projeto "Memórias Iluminadas: uma reconstrução participativa da identidade cultural de Luminárias", inciativa da Viraminas em parceria com a Prefeitura Municipal de Luminárias. O trabalho é financiado pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais e pelo Governo de Minas, por meio do Fundo Estadual de Cultura.

Na primeira fase, os pesquisadores entrevistaram 26 idosos da comunidade. Entre eles, Nagib Murad (foto), de 88 anos, testemunho vivo da imigração libanesa para o Brasil, que chegou em Luminárias aos três meses de idade e mantém praticamente intacta a mesma loja há 50 anos.

Cada um relatou, a seu modo, costumes, lendas, tradições e hábitos do cotidiano antigo da cidade. O trabalho será um importante registro da história de vida dessas pessoas e do patrimônio imaterial de Luminárias. Este será o primeiro registro do tipo no cidade, que tem 5.300 habitantes e fica na região Sul de Minas Gerais.

Nesta segunda fase, os entrevistados receberão novamente a visita dos pesquisadores, para confirmar os dados levantados e buscar novas informações. As conversas serão editadas e publicadas em livro. Será produzida ainda uma coleção de cartilhas para estudantes do primário, com temas ligados ao patrimônio imaterial, tais como artes e ofícios, lendas, causos, festas tradicionais e personagens típicos.

O objetivo da coleção de cartilhas não será transmitir um conhecimento engessado aos estudantes, mas sim motivar os professores da comunidade a ampliar os horizontes do ensino, buscando integrar o ambiente escolar com o mundo externo. O projeto Memórias Iluminadas é amparado legalmente pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, pelo Estatuto do Idoso e tem ainda como base a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, documento publicado em 2003 pela Unesco.

0 comentários: