quarta-feira, 19 de março de 2008

Memórias Iluminadas segue a todo vapor

O projeto Memórias Iluminadas segue a todo vapor. Na última semana, a equipe de pesquisa passou a ser acompanhada pelo fotógrafo Sansão Bogarim, de Três Corações, cidade vizinha a Luminárias. Ele está registrando o último contato entre pesquisadores e entrevistados antes da publicação do livro, que registrará a memória oral da cidade.


O andamento desta fase do projeto tem sido bastante proveitoso. Os idosos estão reconhecendo a importância do registro das memórias da vida de cada um. Às vezes, muitos comentam que nem se lembravam de terem passado tanta informação.

Os depoimentos editados estão ficando em cerca de 10, 15 páginas cada. Os entrevistados que estão sendo abordados atestam a veracidade dos fatos gravados e transcritos, que trazem desde lendas e causos divertidos até histórias da vida sofrida na roça há 70, 80 anos.

Confira algumas fotos desta empreitada. Em ordem: padre Waldir; seu Antônio e dona Júlia; dona Lucy; dona Zelina; seu Zé Gainho; seu Abigail e seu Jair e seu Nagib e dona Dalva. Os créditos das fotografias são de Sansão Bogarim.




1 comentários:

Unknown disse...

Olá,meu nome é Moyza,estou vendo que vocês estão fazendo um projeto muito com legal sobre Luminarias,saiba que estou a disposição para ajudar,pois minha mãe é de Luminárias,e tenho um carinho muito grande com esta cidade,eu estou trabalhando no projeto Memorias da Educação,com o Luiz Felipe e Andressa,eu ja contei um pouco da historia do meu avô para o Luis Felipe,contei que meu avô foi quem levou o esporte,teatro pra Luminárias,tem uma quadra de esporte perto da igreja velha que tenha o desenho de um homem com uma bola,e esse é meu avô,que se Chamava Hélio Magalhães,vocês podem perguntar para qualquer pessoa,sobre ele em luminárias,que vão saber falar sobre ele,indico o Monsenhor Waldir,que era muito amigo de meu avô,eu garanto que vocês não vão se decepcionar,ao contrario via ajudar muito vocês,meu avô faleceu o ano passado,ele nasceu em Três Corações,mais tinha uma historia de amor com luminárias,ele dizia que "era sua cidade do coração".Além disso ele pintava quadros,na minha casa tem muitos desses quadros,quadros da igreja velha de luminarias,e outros.
Espero que se interessem,se quiser entrar em contato comigo,pode falar com o Luiz Felipe,que vocês conseguem me achar,ou meu email moyza.magalhaes@hotmail.com