A tricordiana Ana Lúcia Gazzola (foto), ex-reitora da UFMG, ex-presidente da Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e atual diretora do Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior da América Latina e do Caribe (Iesalc), com sede na Venezuela, escreverá o prefácio do livro Memória da Educação Tricordiana, que está sendo editado pela Viraminas Associação Cultural, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (SEDUC) do município e com patrocínio exclusivo da Viação Trectur.
Convidada nesta sexta-feira pela chefe da Casa da Cultura Godofredo Rangel, Thaís Iemini, Ana Lúcia disse que sentiu-se honrada com o convite. O livro, que tem previsão de lançamento para a segunda quinzena de outubro, trará para leitores entrevistas com 11 professores aposentados que passaram pela rede pública de ensino de Três Corações, como o ex-padre Maurílio Marques (foto), que morou com o fundador da Universidade Vale do Rio Verde (Unincor), padre José Maria. Detalhes inéditos da história de criação da faculdade, como o episódio em que os dois vigários foram recusados na faculdade de Varginha, ajudarão a contextualizar a história da instituição.
Formada em Letras, Ana Lúcia Gazzola recebeu seu título de mestrado na Univesidade da Carolina do Norte, em 1974, e doutorado em 1978, ambos estudos em literatura comparada. Destacou-se como pesquisadora, professora e lider docente. Considerada uma figura proeminente no ensino superior do Brasil, Ana Lúcia já foi agraciada com a Medalha de Honra Juscelino Kubitschek e a Ordem de Palma do governo francês. Defensora da universidade pública e da educação superior como dever estratégico do Estado, Ana Lúcia tem diversos ensaios, artigos e entrevistas publicadas na internet sobre o tema.
sexta-feira, 19 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário