quinta-feira, 30 de outubro de 2008
Exposição começa agitada em Santa Fé
Começou nesta quinta-feira (30 de outubro) a exposição Descobrindo palavras que formam pessoas, que traz 19 banners com histórias de moradores da ex-colônia Santa Fé, em Três Corações (MG). O projeto é uma inciativa da Viraminas Associação Cultural em parceria com a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (FHEMIG), vinculada ao Governo de Minas, com apoio do Movimento de Reinserção das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN) e a Caixa Beneficente dos moradores de Santa Fé.
Os banners trazem trechos de memórias dos moradores que são remanscentes dos tempos em que os hansenianos eram isolados da sociedade nos locais antigamente conhecidos como leprosários. Marcados pelo estigma de 'doentes', os moradores de Santa Fé não tinham contato com os chamados 'sadios'. Deste tempo, além das lembranças dos ex-hansenianos, resta ainda o preconceito e a desinformação, razão que motivou os voluntários a trabalharem neste projeto.
A exposição fica na Casa de Saúde Santa Fé até o próximo dia 10 de novembro, quando segue para outros pontos de Três Corações (Banco do Brasil, Unincor, Escola Luiza Gomes e Casa da Cultura). Em dezembro, ela segue para a ex-colônia de hansenianos de Ubá, na zona da mata mineira, de onde será encaminhada para as demais ex-colônias da FHEMIG no Estado (Betim e Bambuí).
A TV Alterosa esteve na ex-Colônia esta tarde e registrou a exposição. Gravou quatro sonoras com moradores (nas fotos, em seqüência, Rosa Oliveira, Aline Castelheane, José Paulino e Antônio Heleno Rosa). A Viraminas irá publicar miniaturas do banner neste blog. Acompanhe nos próximos dias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário