sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Memórias Iluminadas: lançamento do livro dia 30


A cidade de Luminárias, no sul de Minas Gerais, vai ganhar um presente diferenciado neste fim de ano. No próximo dia 30 (terça-feira) será lançado o livro Memórias Iluminadas, que traz a história do município narrada pelos moradores mais antigos, sendo que os mil exemplares produzidos da obra serão distribuidos gratuitamente para a comunidade e para cidades vizinhas. Foram 26 idosos entrevistados pelo projeto, que teve início em fevereiro de 2007. Os quase dois anos de pesquisa foram uma parceria entre a Prefeitura de Luminárias e a ONG Viraminas, com patrocínio do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Mians Gerais) e da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Fundo Estadual de Cultura.

No livro, que tem 264 páginas, cada morador entrevistado tem um capítulo, em que narra sua trajetória em Luminárias. Os idosos receberam de três a quatro visitas da equipe de pesquisa do Memórias Iluminadas, formada pela turismóloga Andressa Gonçalves e pelo jornalista Paulo Morais. Alguns deles moram em locais afastados, na zona rural, a cerca de 30 quilômetros da cidade. Foi comum também a abordagem de pessoas que não sabem ler e escrever, não frequentaram escola, mas apresentaram uma experiência de vida e uma visão de mundo de fazer inveja aos mais letrados.

Cada idoso que participou do projeto contou sua história de vida e narrou situações do cotidiano de tipicamente rural de antigamente. Modos de fazer tradicionais, como queijo, cachaça, rapadura, trançado de bambu e couro, por exemplo, foram alguns dos pontos mais abordados nas conversas. As lendas antigas também foram muito citadas, tais como a mula-sem-cabeça, o saci, a mulher de três metros e o cavalo de três patas. O folclore aparece também nos divertidos causos da roça, que dão o ar da graça em diversas páginas do livro.

A obra traz ainda fotografias de Sansão Bogarim, que acompanhou a última rodada de visitas aos idosos. Os exemplares começam a ser distribuídos gratuitamente para a comunidade e também serão doados a bibliotecas públicas do interior de Minas. Ele também será publicado na Internet em versão PDF, podendo ser acessado em qualquer parte do mundo nos sites da prefeitura de Luminárias (www.luminarias.tur.br) e da Viraminas (www.viraminas.org.br).

5 comentários:

Unknown disse...

Paulo e Andressa,
Parabéns pelo trabalho. Só folhei o livro, não tive oportunidade de ler, mas a apresentação gráfica está maravilhosa. Espero que outras cidades, como Luminárias acordem para a importancia de valorizar suas histórias e seus idosos. Beijos,
Hélia.

Unknown disse...

PARABÉNS!!!!!!!
Imagino o sucesso do livro por aí.
É muito bom ver o resultado de um trabalho feito com amor, e foi exatamente o amor ao trabalho que levaram vocês a conquistarem essa vitória.
Ah, quero um exemplar uai..preciso ler e divulgar esse trabalho maravilhoso para o idosos de todo Brasil!!
Grande abraço e sucesso sempre!!
Sandra

Anônimo disse...

Parabens, a todos que participaram desse projeto, adorei a ideia do livro o titulo entao nem se fala, gostei mais ainda porque meu Pai participou,
Ha quero um exemplar, afinal tenho que guardar para as geracoes futura tanha preciosidade.
Ana Paula

Priscilla Ferreira disse...

Parabéns a todos pela iniciativa!!!
Adorei o livro, e encontrei por acaso na net, fazendo uma pesquisa. Sou Luminarense, atualmente moro em Alagoas. Sou filha da Celeida e Hermógenes, e neta do Luiz Gabriela e Aparecida do Luiz Gabriela.Muitas saudades da terrina!!!
Priscilla

Anônimo disse...

SHEEKSCIEXT
rfef