quinta-feira, 28 de maio de 2009

Terreno dos Franciscanos poderá servir a interesses privados

Durante as discussões da Conferência Municipal de Cultura, em Divinópolis (MG), um tema em especial causou intensa preocupação na comunidade cultural: a possibilidade de alteração do lote conhecido na cidade como Terreno dos Franciscanos de Zona Especial para Zona Comercial. Trata-se de um terreno doado na primeira metade do século passado pelo então prefeito Pedro X Gontijo, que incluiu em lei a obrigação de que o mesmo servisse obrigatoriamente a fins públicos. A descaracterização, entretanto, permitiria que um grupo privado de investidores criasse qualquer estabelecimento comercial no local, o que vai contra o pensamentos dos agentes, uma vez que já existe o projeto de construção de um Centro Cultural no local. A proposta já foi aprovada na Câmara dos Vereadores, mas o prefeito Vladimir Azevedo a vetou, alegando que a alteração fere a memória da cidade e vai contra o interesse coletivo. No entanto, os vereadores tem o poder de derrubar o veto e permitir que um estabelecimento privado seja construído no lote.

Para evitar que o veto seja derrubado na Câmara, os agentes decidiram em assembléia encaminhar um abaixo-assinado aos vereadores do município manifestando repúdio à possibilidade de derrubada do veto. No intuito de colaborar para a defesa do interesse público, a Viraminas publica neste blog a íntegra do abaixo-assinado. A poetisa Adélia Prado, que palestrou para os participantes da Conferência, foi uma das primeiras a assinar o projeto. "Divinópolis corre o risco de se tornar apenas um entreposto comercial. É isso que nós queremos para nossa cidade?", questionou Adélia para a platéia de artistas e agentes culturais do Teatro Gravatá. Os simpatizantes com a causa podem imprimi-lo e distribuí-lo nas ruas. O presidente do Conselho do Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Paisagístico, Rui Campos Tavares, é o responsável pela coleta das assinaturas e entrega à câmara.

Contatos: Rui Campos Tavares, 9922-4145.



Divinópolis, 27 de maio de 2009

Excentíssimos senhores vereadores,

Os cidadãos divinopolitanos abaixo-assinados manifestam apoio ao veto emitido pelo prefeito Vladimir Azevedo à Proposição de Lei Complementar CM 007/2009, que dispõe sobre a descaracterização e novo zoneamento do lote de terreno situado na Rua Minas Gerais com Avenida Sete de Setembro, popularmente conhecido como Terreno dos Franciscanos. Dessa forma, exigimos que os vereadores, enquanto representantes diretos do povo e eleitos democraticamente, mantenham integralmente o veto. Consideramos que a implantação de um centro cultural no local em questão vem atender a um forte anseio da comunidade divinopolitana, uma vez que suprirá uma carência latente no setor cultural, gerando impactos extremamente positivos para a geração de emprego e renda em nosso município. Destacamos, ainda, que tal proposta de implantação do referido centro cultural terá infinitamente mais relevância para o desenvolvimento e o progresso da nossa cidade do que qualquer outra proposta de instalação de um centro comercial comum. Por fim, reforçamos nosso repúdio às ações de cunho contrário ao interesse público.

0 comentários: