quarta-feira, 1 de julho de 2009

18 de julho: Lançamento do livro Inércia, de Marcos Vinícius Lima de Almeida


No dia 18 de julho, sábado, às 14h, o escritor luminarense Marcos Vinícius Lima de Almeida (foto) realizará o lançamento de seu primeiro romance, Inércia, pela editora carioca Multifoco. O evento faz parte da programação das comemorações da Festa de Aniversário do Município, e acontecerá no auditório da Escola Municipal Francisco Diniz.

O jovem de 26 anos, funcionário público da Prefeitura Municipal de Luminárias - MG, e graduando em Filosofia pelo UNIS/Varginha-MG, foi recentemente premiado na seletiva nacional da Câmara Brasileira de Jovens Escritores. A seletiva de nível nacional, teve um total de 4428 obras inscritas, das quais, 245 foram selecionadas, um número recorde, segundo os organizadores das antologias. Juntamente com autores de todos os cantos do Brasil, o conto do autor compõe a antologia “Livro de Ouro do Conto Brasileiro – edição 2009”.

Além disso, Marcos Vinícius havia sido laureado no III Concurso de Contos da Universidade Federal de São João de Rei, no ano de 2008, concurso também de nível nacional e que conta com a participação de autores já consagrados. Em ambos os concursos, o conto premiado foi o “Ao pé da Serra” cuja temática regionalista mesclada a elementos da condição humana, a ambientação, e o linguajar estético mineiro nos remetem a prosadores como o imortal Guimarães Rosa.

Conta o autor: "Inércia conta a história de um sujeito comum: Juan, jovem estudante de Filosofia, vinte e poucos anos. Prestes a sair de casa para faculdade é surpreendido por um telefonema de sua ex-namorada. A partir daí, sua vida é passada a limpo, re-vivenciada através de uma narrativa não-linear e ágil, conduzida pelo fluxo de pensamento da personagem, oscilando entre dois ambientes e épocas fragmentadas de seu passado recente e remoto.
Luminárias, pequena cidade do sul de Minas Gerais, é palco de sua adolescência, do começo de seu namoro, das amizades da infância, de nostalgia. São João del-Rei, abriga sua vida conjugal corroída pela rotina, o amor esvaindo-se na solidão vivenciada a dois e o ambiente universitário. Entre cachaça e cigarro, Juan está diante do embate com a idade adulta, inerente à condição humana. Romance de estréia de Marcos Vinícius, esse livro de leitura agradável e ao mesmo tempo denso, inspirado na própria vida do autor, trata de questões que são comuns a cada um de nós. "

Leia também a entrevista com o autor.
Fonte: http://luminariasturismo.blogspot.com.