
A Viraminas foi aprovada no edital Pontos de Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura e do Ministério da Cultura. O resultado, divulgado na última semana, contemplou 100 iniciativas de todo o Estado, com destaque para a região Norte e os vales do Jequitinhonha e Mucuri. No Sul de Minas, foram contempladas cinco iniciativas.
O projeto da Viraminas foi batizado de Museu da Oralidade. É uma iniciativa de ampliação dos trabalhos que a entidade já vinha realizando desde fevereiro de 2007, quando começou o registro da Memória Oral de Luminárias. Naquela época, eu e Andressa começamos, com apoio do então secretário de cultura da cidade, Lincoln, a gravar os causos dos idosos no meio da rua. Ainda com um gravador de fita cassete (não conhecíamos os pen-drives do Shopping Oi!), saímos catando os velhinhos e ouvindo eles contarem do trabalho na roça, do saci, das broas de fubá, das cantigas de roda, do professor Fábregas, e de mais um monte de coisas que vocês podem conhecer baixando o livro ali do lado. Com o tempo chegou ao projeto o fotógrafo Sansão Bogarim, que, com seu olhar clínico, deu outra cara ao projeto. Eu nem vou citar por quê, prefiro que baixem o PDF e acompanhem.
O Memórias Iluminadas ainda não terminou. O projeto prevê ainda a edição de uma coleção de cartilhas, financiadas pelo Fundo Estadual de Cultura, do Governo de Minas. Depois de Luminárias, começamos outros projetos, desta vez já mais amadurecidos. Veio o Memória da Educação, com registro de 11 professores idosos da rede pública de Três Corações, o Mutirão de Histórias de Vida, em que gravamos memórias dos moradores de Santa Fé, e a Expedição do Patrimônio Vivo.
Todos esses pequenos projetos começaram a formar um acervo que, pela estrutura atual da nossa entidade, está ficando difícil de manter. Agora, nossa expectativa é de que o Ponto de Cultura facilite um pouco as coisas. Vamos formar uma rede social colaborativa, onde não só a Viraminas, mas qualquer pessoa poderá colaborar registrando a memória de sua rua, seu bairro ou sua cidade.
1 comentários:
Parabéns pelo seleção no Ministério da Cultura.
Espero poder trabalhar em parceria com vc, visto que tenho uma biblioteca comunitária que é Ponto de Leitura em São Gonçalo do Sapucaí.
Até breve.
Postar um comentário