quarta-feira, 26 de maio de 2010

Benedita Cineclube de portas abertas em Cambuquira

Este fim de semana, estivemos em Cambuquira para conhecer o Benedita Cineclube, uma excelente iniciativa do pessoal da cidade das águas medicinais. Aprovado no edital Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura, o projeto conta com uma seleção generosa de filmes brasileiros consagrados, percorrendo desde o Cinema Novo de Glauber Rocha e Nelson Pereira dos Santos até a atual retomada. As apresentações acontecem todos os sábados às 16h e são uma boa opção inclusive para quem está em Três Corações, já que, do centro da cidade do Rei Pelé à porta do Cineclube, são apenas 18km.

O Cineclube funciona no Espaço Cultural Sinhá Prado, o mesmo local onde acontece a Mostra de Cinema e Audiovisual de Cambuquira (Mosca), que no próximo mês de julho chegará à sexta edição. Ali funcionava o antigo Cine Elite, daqueles cinemas que ficavam lotados nas cidades do interior antes da chegada da televisão. Com a modernidade, as salas de cinema entraram em crise. Nas capitais, só funcionam em shoppings e se revezam entre blockbusters americanos e subprodutos da indústria hollywoodiana, com algum espaço para as produções globais.

No interior, fecharam-se praticamente todas. Três Corações, por exemplo, já teve quatro salas, que deram lugar a igrejas ou lojas de eletrodomésticos. Outro dia, inclusive, chegou a notícia de que o gigantesco letreiro da loja Colombo, na praça da Escola Bueno Brandão, esconde a fachada do antigo Cine Santa Cecília, que era nos moldes do Cine Elite de Cambuquira. Coisas da modernidade, que nos brinda com a terrível poluição visual e suas feiúras publicitárias.


Em Cambuquira, o esforço pela democratização do acesso ao cinema brasileiro de qualidade nos brindou, neste fim de semana, com Macunaíma, do diretor Joaquim Pedro de Andrade. Baseado na obra do modernista Mário de Andrade, o filme traz uma leitura escrachada e bem humorada do herói brasileiro, nascido negro na selva e esbranquiçado miraculosamente quando se muda para a cidade. A sala não estava cheia, coisa comum em projetos culturais que buscam emplacar. Melhor do que oferecer um espetáculo superficial às massas é oferecer um produto de qualidade a quem busca se manter informado.

Chamou a atenção a qualidade da restauração, comandada pelo estúdio Trama. Parece que nem as exibições feitas nas tevês públicas tem tanta limpeza. Já o som não estava em tão boa qualidade e atrapalhava o entendimento em algumas partes. Coisas do cinema da década de 1960. Destaque da obra para as atuações caricaturais de Grande Otelo e Paulo José, interpretando o protagonista. O filme conta, também, com várias sacadas de roteiro e montagem, que deixam a gente à vontade para soltar boas risadas e agregam elementos das chanchadas à linguagem do Cinema Novo brasileiro.

Outro destaque é pela bela restauração do Cine Elite. Um espaço cultural com boa capacidade de público e estrutura para receber eventos. Tanto que Cambuquira foi escolhida pelo pessoal do Ponto de Cultura Filmes de Quintal, de Belo Horizonte, para sediar uma das mostras itinerantes do festival de documentários etnográficos ForumDocMG. Podem marcar na agenda: as apresentações acontecem nos dias 26 e 27 de junho.


Serviço
Benedita Cineclube
Espaço Cultural Sinhá Prado – Av. Virgílio de melo Franco, 481 – Cambuquira-MG
Apresentações aos sábados às 16h.
Confira aqui a programação.

0 comentários: